Kingdom Come Deliverance II: Diretor Reage às Críticas de ‘Woke’ no Jogo

Kingdom Come Deliverance II

Kingdom Come Deliverance 2 tem gerado uma enorme discussão nas redes sociais e no YouTube. Muitos jogadores expressaram preocupações de que o jogo tenha se tornado “woke”, devido à inclusão de conteúdo LGBT, o que, segundo alguns, teria levado à sua proibição na Arábia Saudita. A cena romântica entre personagens do mesmo sexo é um dos pontos que gerou controvérsias, com fãs afirmando que isso foi uma mudança em relação ao tom original do primeiro título da franquia.

Essas críticas se intensificaram após alegações de que o estúdio de desenvolvimento teria sido influenciado por empresas externas, forçando uma agenda inclusiva. Para esclarecer os rumores e defender as escolhas criativas da equipe, o diretor do jogo, Daniel Vávra, foi às redes sociais e fez uma declaração importante. Segundo Vávra, todas as decisões relacionadas ao conteúdo do jogo foram feitas pela própria equipe, sem nenhuma pressão externa. O diretor afirmou que qualquer alteração ou adição ao jogo reflete as intenções e a visão do estúdio, e não uma tentativa de agradar influências externas.

Vávra também ressaltou que, como criadores de jogos, a equipe tem o direito de explorar uma variedade de temas, incluindo questões de representatividade e diversidade, de maneira autêntica e fiel à narrativa. Para ele, as acusações de que o jogo teria se tornado “woke” são infundadas e não condizem com a proposta original de Kingdom Come Deliverance 2.

Enquanto a polêmica continua a dividir a opinião dos jogadores, a declaração de Daniel Vávra tenta esclarecer que o estúdio está comprometido em manter a integridade artística do jogo, sem ceder a pressões externas. Com a promessa de continuar com uma abordagem autêntica em suas escolhas criativas, o jogo segue atraindo tanto fãs quanto críticos, e a discussão sobre o futuro da franquia está longe de chegar ao fim.

Acontece que estamos mais uma vez no meio de uma “guerra cultural” um tanto bizarra, dessa vez do lado oposto 🙂 Então aqui vai uma declaração, mas eu odiaria estragar o enredo do jogo só por isso.


O jogo é exatamente o que eu queria que fosse. Ninguém tentou me influenciar como artista de forma alguma, e qualquer um que me conhece sabe que eu não deixaria.


Cada personagem no jogo tem uma razão muito clara para estar onde está, o que você entenderá quando jogar. Nosso objetivo era, e ainda é, mostrar a vida na Boêmia medieval como ela facilmente poderia ter acontecido e contar uma história interessante.


Ao mesmo tempo, é um JOGO DE RPG, então cabe exclusivamente ao jogador quais decisões ele toma e, por todas as decisões que toma, ele é responsável pelas consequências que correspondem à moral e às normas sociais da época.


Não quero estragar o enredo, os eventos importantes e os papéis de alguns dos personagens para ninguém, então você terá que ver por si mesmo jogando o jogo e então eu acredito fortemente que você concordará comigo.

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