PlayStation 6: Desenvolvimento é prioridade máxima, diz CEO da Sony

PlayStation 6

O PlayStation 5 e o Xbox Series marcaram o início da geração atual de consoles no final de 2020. Agora, quase cinco anos depois, a Sony já tem um novo foco: o PlayStation 6. O futuro console tornou-se a prioridade total da empresa.


Cloud Gaming vs. Experiência Local: A Visão da Sony

Em uma recente reunião de negócios, Hideaki Nishino, o novo CEO da PlayStation, foi questionado sobre o futuro console e a possibilidade de jogos em nuvem substituírem o hardware tradicional. Nishino enfatizou um ponto crucial: embora o streaming em nuvem cresça bem tecnicamente, a estabilidade da rede foge do controle da Sony. Além disso, o custo por tempo de jogo é maior que em um console tradicional.

Nishino explica que o streaming em nuvem oferece uma nova opção aos jogadores. Contudo, a Sony acredita que a maioria prefere experimentar os jogos localmente, sem depender das condições de rede.

O streaming em nuvem avança bem do ponto de vista técnico, como mostramos em nossos serviços”, disse Nishino. “Porém, a estabilidade da rede de ponta a ponta não está sob nosso controle.” Ele completou: “O custo mais alto por tempo de jogo, comparado ao modelo de console, continua sendo um desafio.

O CEO ainda destacou o grande ecossistema de jogadores construído em duas gerações (PS4 e PS5). Assim, há um enorme interesse na estratégia da empresa para o PlayStation 6.

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Quando o PlayStation 6 será lançado?

O executivo não revelou muitos detalhes. No entanto, ele confirmou que “o futuro da plataforma é uma prioridade“. A PlayStation, portanto, está “comprometida em explorar uma maneira nova e aprimorada para os jogadores interagirem com nosso conteúdo e serviços.

Documentos da batalha judicial pela aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft revelam a expectativa da Sony: o suposto PS6 não deve ser lançado antes de 2028. A gigante japonesa, aliás, teria contratado a AMD para projetar e fabricar o chip do console. Essa escolha visa priorizar a retrocompatibilidade.

Lynn Azar, vice-presidente sênior de finanças da SIE, complementou na reunião. Ela afirmou que a empresa ainda analisa o futuro da plataforma. Azar adicionou que a “ciclicidade tradicional” diminuiu. Além disso, os grandes ecossistemas do PS4 e PS5 geram receitas recorrentes.

Reduzimos a ciclicidade tradicional, como você descreve”, explicou Azar. “Isso ocorre ao estabelecermos um grande ecossistema de jogadores nas gerações PS5 e PS4.” Ela ressaltou que isso “gera receitas recorrentes”. “Portanto, isso impulsionou um alto e estável nível de gastos em conteúdo e serviços, que agora constituem mais de dois terços de nossa receita. Isso nos oferece uma base consistente, previsível e lucrativa.

Aparentemente, o foco principal é continuar “impulsionando um ecossistema multigeracional”. A Sony busca, assim, criar novas formas para os jogadores acessarem e interagirem com o conteúdo.

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