Uma tech demo recente de The Witcher 4 surpreendeu a todos. Ela rodou a 60fps com ray tracing em um PlayStation 5 base. Esta é uma mudança notável para a CD Projekt. Afinal, o estúdio sempre mostrou seus projetos primeiramente no PC.
Charles Tremblay, chefe de tecnologia da CD Projekt, explicou essa nova abordagem. No passado, ele afirmou, o estúdio costumava iniciar o desenvolvimento no PC. Em seguida, adaptava o jogo para os consoles, o que causava diversos problemas.
Para The Witcher 4, a estratégia será oposta. O desenvolvimento terá como foco inicial os consoles. Melhorias, por sua vez, virão posteriormente para a versão de PC. O objetivo principal é, portanto, garantir uma performance estável de 60fps desde o início.
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O Desafio dos 60fps e a Unreal Engine
Tremblay detalhou a ambição do estúdio. “Quando iniciamos a colaboração, tínhamos ambições muito altas para este projeto”, disse ele. “Sempre começávamos no PC e tentávamos adaptar. Desta vez, realmente queremos priorizar o desenvolvimento voltado para consoles.”
A equipe trabalha com a Unreal Engine. Eles reconheceram o desafio para concretizar sua ambição. “Vimos que para fazermos o que queríamos a 60fps no PS5 seria necessário muito trabalho”, explicou Tremblay. “Realmente queríamos focar no que significaria tornar real esta ambição em um console, ter todo o projeto a 60fps, não ter que voltar a 30fps.”
O Desafio do Xbox Series S
Questionado sobre a versão para Xbox Series S, o desenvolvedor foi direto. Ele afirmou que o console ainda não é o foco atual do time. No entanto, Tremblay reconheceu o grande desafio de alcançar os 60fps nele. “Isso já está no nosso radar”, concluiu Tremblay, “mas posso dizer que alcançar 60fps no Series S será extremamente desafiador. É algo que ainda teremos que resolver.”
A nova estratégia da CD Projekt visa, por fim, otimizar a experiência para os jogadores de console desde o primeiro momento.
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