17 de maio de 2024

Prince of Persia: The Lost Crown | Análise / Review

Desde seu lançamento inovador em 1989, a série Prince of Persia estabeleceu novos padrões para com uma animação fluida e plataforma desafiadora, Prince of Persia: The Lost Crown é a primeira tentativa da série em um novo sub-gênero, o Metroidvania. Com combate impactante, plataforma suave e mecânicas de exploração inovadoras, esta última aventura coloca a série entre os melhores do gênero.

Ambientação e História

Em Prince of Persia: The Lost Crown, você assume o papel de Sargon, o membro mais jovem dos Imortais, uma espécie de guarda real persa inspirada em super-heróis semelhantes aos Vingadores. Quando um membro de seu clã trai a ordem ao sequestrar O Príncipe, os Imortais partem em perseguição para resgatá-lo. Essa configuração permite que a história preste homenagem à mitologia persa, mesclando história e mitologia com elementos estilizados como anime e quadrinhos.

Abrangendo templos antigos, catacumbas, bibliotecas reais e cavernas o jogo tem uma ambientação de tirar o chapéu. Os poucos habitantes remanescentes falam como se estivessem vivendo fora do fluxo sequencial do tempo, fazendo referências frequentes a eventos que ocorreram há muito tempo ou que ainda sequer aconteceram.

Os Três Pilares Principais da Jogabilidade

A narrativa suporta os três pilares principais da jogabilidade: combate, plataforma e resolução de quebra-cabeças.O cenário está repleto de monstros, guardas, armadilhas mortais e quebra-cabeças projetados para proteger o rei e manter invasores afastados. Cada pilar da jogabilidade é refinado e essencial para a progressão da história, permitindo que os jogadores alternem entre combate, plataforma e resolução de quebra-cabeças em um ritmo bastante ágil.

Combate

O combate em Prince of Persia: The Lost Crown é ágil e desafiador, oferecendo aos jogadores uma variedade de ataques, esquivas e bloqueios. Conforme o jogo avança, novas habilidades de combate são introduzidas lentamente, permitindo que os jogadores encontrem maneiras inovadoras de incorporar habilidades de travessia em seu arsenal em expansão. As batalhas contra chefes são espetáculos a parte, que vão desde enfrentar enormes bestas até duelar com adversários humanos formidáveis e com ataques especiais. O combate desempenha um papel importante no sistema de equipamentos, que permite aos jogadores personalizar Sargon de acordo com suas preferências, principalmente no contexto de combate.

Plataforma

A movimentação em Prince of Persia: The Lost Crown é fluida e natural. Conforme os jogadores aumentam suas habilidades, tornam-se mais acrobáticos e aéreos, permitindo que atravessem salas inteiras sem sequer tocar o chão. A medida que nós progredimos no jogo a movimentação vai se ternando cada vez mais natural, assim como todo bom Metroidvania, onde em determinados momentos os jogadores não têm certeza se precisam encontrar uma nova habilidade ou se podem simplesmente aprimorar suas habilidades existentes para superar desafios de plataforma.

Resolução de Quebra-Cabeças

Os quebra-cabeças em Prince of Persia: The Lost Crown são principalmente uma extensão das mecânicas de plataforma. Embora as soluções não sejam particularmente difíceis de entender, executá-las pode exigir precisão de tempo e reflexos ágeis. Na minha opnião os quebra-cabeças apesar de satisfatórios são o pilar mais fraco do jogo, ainda que proporcionem um desafio agradável que complementa os aspectos de combate e plataforma do jogo.

A Exploração Cativante

Explorar o mundo de Prince of Persia: The Lost Crown é pura satisfação. Com um cenário fantástico, biomas imaginativos e variados que são um deslumbre. De majestosas estruturas feitas pelo homem a cavernas terrosas acentuadas com padrões cristalinos brilhantes, cada área oferece uma experiência visual única. Os jogadores podem descobrir novos poderes e revisitar áreas para encontrar bolsões escondidos que podem ter perdido anteriormente.

O jogo introduz uma mecânica inovadora de exploração chamada fragmentos de memória. Esses recursos reutilizáveis permitem que os jogadores tirem uma captura de tela de sua localização atual e a marquem no mapa com um único pressionar de botão. Isso emula a sensação de desenhar mapas e fazer anotações sobre símbolos, mas de maneira modernizada e automatizada, deixando mais fácil o retorno a área já marcada, Colecionáveis no mundo aberto ampliam o estoque de fragmentos de memória, recompensando os jogadores pela exploração e criando um ciclo de feedback que aprimora o aspecto de exploração do jogo.

Prince of Persia: The Lost Crown também oferece recursos de qualidade de vida para aprimorar a experiência geral. Os pontos de salvamento são claramente marcados, e trilhas brilhantes guiam os jogadores até eles. Uma opção guiada ajuda os jogadores a navegar em direção ao próximo objetivo da história, permitindo ainda assim que exploração sempre seja recompensada. Mapas de novas áreas podem ser comprados, mas os jogadores também podem optar por explorar e preencher o mapa por conta própria.

História e Personagens

A história de Prince of Persia: The Lost Crown apresenta personagens envolventes e ideias interessantes. No entanto, muitas vezes ela se torna um pouco confusa e acaba carecendo de respostas claras devido ao ambiente sobrenatural do jogo. Enquanto o protagonista, Sargon, é um herói dinâmico e relacionável, muitos personagens secundários são subdesenvolvidos ou desaparecem da narrativa. A escrita brilha quando está alinhada com a ação hiperestilizada, mas às vezes pode parecer excessivamente séria. No geral, os personagens e seus relacionamentos são intrigantes, mesmo que a trama em si seja menos cativante.

9.0 TOTAL SCORE

Prince of Persia: The Lost Crown

Prince of Persia: The Lost Crown marca uma mudança significativa para a série de longa data da Ubisoft, assim como a transição para do 2D para o 3D com Sands of Time. Este novo lançamento estabelece  uma nova identidade para o Príncipe da Pérsia. Com combate refinado, plataforma natural, mecânicas de exploração envolventes e uma história cativante, Prince of Persia: The Lost Crown consolida sua posição como líder em sua categoria.


Nota 9

Artigos relacionados