A AMD lançou recentemente sua nova linha de hardware gráfico baseada na arquitetura RDNA 4, com ganhos impressionantes em machine learning (ML), abrindo caminho para o FSR 4, um upscaler de alta qualidade comparável ao DLSS da Nvidia. Desenvolvido em parceria com a Sony no âmbito do Projeto Amethyst, o FSR 4 promete revolucionar a experiência gráfica. Mark Cerny, arquiteto-chefe da PlayStation, revelou que a PS5 Pro receberá uma versão semelhante ao FSR 4 como a “próxima evolução do PSSR” em 2026.
O FSR 4 utiliza redes neurais avançadas, superando a nitidez do PSSR atual. Testes da Digital Foundry mostram que ele rivaliza com o DLSS 3.7, embora ainda atrás do DLSS 4.0. A implementação na PS5 Pro exigirá ajustes, mas Cerny acredita que o hardware da console, com 300 TOPS de desempenho em ML, está à altura do desafio.
- Leia também:
It Takes Two – Guia completo para platinar o game
The Last of Us Part I – Guia para Platinar o game
Grand Theft Auto V – Guia de Troféus e Colecionáveis
“A rede neural (e a receita de treino) no upscaler do FSR 4 são os primeiros resultados da colaboração com a Amethyst”, disse-nos Cerny. “E os resultados são excelentes, é uma abordagem mais avançada que pode exceder a nitidez do PSSR. Estou muito orgulhoso do trabalho da equipa conjunta!”
“É esse o nosso objetivo e acreditamos que o podemos alcançar”, afirma. “O pico de desempenho da PS5 Pro é de 300 TOPS de 8 bits sem esparsidade, o que se compara muito bem com as GPUs AMD recentemente lançadas. Não acreditamos que a esparsidade seja útil para este algoritmo de upscaling em particular.”
“RDNA 4 e o hardware na PS5 Pro são produções completamente separadas, e é por isso que falo em termos de ‘reimplementação’ na PS5 Pro quando falo da nova rede de upscaling utilizada na FSR 4. Estou definitivamente à espera de um futuro com funcionalidades de hardware co-desenvolvidas para machine learning que irão aumentar drasticamente a interoperabilidade.”
CONFIRA O VÍDEO ABAIXO:
O Projeto Amethyst visa não apenas melhorar o upscaling, mas também desenvolver arquiteturas de hardware ideais para ML, beneficiando tanto consoles quanto PCs. Enquanto aguardamos a chegada do FSR 4 à PS5 Pro, o futuro dos gráficos promete ser ainda mais impressionante, com foco em ray tracing e tecnologias neurais. Fique de olho nas próximas novidades!
- Dragon Age: The Veilguard Fracassa até na PlayStation Plus - 12 de março de 2025
- [OFICIAL] PlayStation Plus Extra e Deluxe de Março 2025 Revelados - 12 de março de 2025
- Assassin’s Creed Shadows Ganha Novo Trailer CG - 12 de março de 2025